posts recentes

arquivos

tags

participar

Sexta-feira, 23 de Abril de 2010
New Port = New Alphabet + Adaptar-se

Barbara Macedo | 49513

 

 

Carlos Tavares | 50878

 

Gabriel Nóbrega | 50966 |  http://www.dulado.com.br | http://gnobre.com.sapo.pt

 

Helder Maia | 50984

 

Marlene Soares | 51317

 

Conceito:

A fonte " New Alphabet é um projecto experimental de Crouwel . O tipo abrange as limitações da tecnologia de tubo de raios catódicos, contendo apenas traços horizontais verticais. Não tendo detalhe suficientemente perceptível em sua composição, sofre com limitações quando aplicada a textos corridos.

Desenvolvimento:

Uma vez que o novo contexto se destina a rótulos de garrafas de vinho do Porto, procurou-se que a Font NEW ALPHABET apresenta-se um aspecto mais definido, legível, fluído e de forte presença tipografia, uma vez, que traduzem algumas das caracteristicas e conceitos da Marca Vinho do Porto.

 

Referências:

http://www.youtube.com/watch?v=i-HVW-0eoe0

http://www.aisleone.net/2008/typography/new-alphabet-fontstructed/

http://www.nijhoflee.nl/article/2300000100013/New-Alphabet-An-introduction-for-a-programmed-typography

http://www.freddesign.co.uk/2010/01/archive/a-showcase-of-wim-crouwel-typefaces/

 



publicado por gpcn às 12:15
link do post | comentar | adicionar aos favoritos |

2 comentários:
De gpcn a 23 de Abril de 2010 às 13:48
A fonte " New Alphabet é um projecto experimental de Crouwel . O tipo abrange as limitações da tecnologia de tubo de raios catódicos, contendo apenas traços horizontais verticais. Não tendo detalhe suficientemente perceptível em sua composição, sofre com limitações quando aplicada a textos corridos.

Com base numa grade de 5 por 9 unidades desenvolvemos soluções que se enquadram num novo tipo, sendo mais perceptivo em seus caracteres, apresentando um aspecto fluido e tendo ao mesmo tempo uma forte presença tipográfica. Uma vez que nossa acção consiste em coloca-la em outro contexto.


De Anónimo a 2 de Maio de 2010 às 16:26
Consideramos que neste grupo se verifica a melhor utilização do scamper adaptar - é muito interessante ver uma fonte tão moderna e de aspecto digital ser aplicada a um contexto tão tradicional e sofisticado como um rótulo de uma garrafa de vinho do Porto.

Achamos que as modificações mais apropriadas são aquelas em que as letras ganham um aspecto mais arredondado e, portanto, mais subtil, como nos desenhos da Marlene Soares e da Bárbara Macedo. No entanto, a solução apresentada pela Bárbara afasta-se muito da fonte original, o que infelizmente achamos que não será aplicável ao trabalho em questão.

A solução apresentada pelo Gabriel Nóbrega também apresenta um aspecto muito interessante pela sua simplicidade e pelo facto de manter os traços geometrizados da New Alphabet, conseguindo, porém, aliá-los à sofisticação e elegância ligados ao vinho do Porto.

Quanto à solução apresentada pelo Carlos Tavares, é um bom aproveitamento da fonte New Alphabet que pode ser melhorado no sentido de o adaptar melhor ao novo contexto, talvez por um ligeiro arredondamento das formas que torne as letras menos "agressivas". O mesmo, acreditamos, se aplica às soluções propostas pelo Hélder Maia.

Em suma, achamos que o grupo pode decidir-se por duas vertentes: desenvolver uma fonte na base da solução apresentada pelo Gabriel, tentando usar formas geometrizadas mas polidas ao ponto de aparentarem simplicidade, ou desenvolver uma fonte na base da solução apresentada pela Marlene, com um cariz mais subtil e suave, formas mais arredondas e elegantes.

(Grupo Gill Sans + Combinar)


Comentar post

mais sobre mim

 

Abril 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
30