Bodony Simplify = Bodoni + Modificar
Filipa Alves | 49919
O Conceito que criei para a concepção deste exemplo tipográfico
foi a simplificação da Bodoni original. É uma fonte sans serif, mais
inteligível em mancha de texto pela atenuação dos contrastes de
espessura entre as hastes e os filetes, para além da remoção da
serifa. Pretende-se uma versão modificada dos caracteres tipográ-
ficos originais que, apesar das diferenças, mantêm alguma vero-
similhança, pelo que é facilmente conjugada com a fonte original.
Bodoni Halfway = Bodoni + Modificar
Igor Ramos | 51533
Esta proposta para a alteração da fonte Bodoni mantém e acentua
a assimetria original dos caracteres. As serifas são apenas manti-
das do lado esquerdo das hastes. O V denota alguma individuali-
dade que o destaca na linha de texto, criando um efeito de surpresa
no leitor e proporcionando à mancha de texto um certo dinamismo.
Bodoni Stencil = Bodoni + Modificar
Carlos Rodrigues | 50386
Esta proposta tipográfica tem por base a fonte Bodoni à qual é
aplicado o conceito de stencil pela supressão voluntária de uma
zona de configuração vertical em cada caracter.
Bodoni Bolight = Bodoni + Modificar
Carolina Silva | 50214
O fio condutor da modificação da Bodoni é, neste caso,
a acentuação exacerbada do contraste entre hastes e filetes
dos caracteres tipográficos.
Bodoni Stretch = Bodoni + Modificar
André Viana | 50024
As alterações feitas à Bodoni original são, nesta
experiência tipográfica, baseadas num ligeiro afi-
lamento e alongamento das formas, que se apre-
sentam menos angulosas e mais adocicadas,
apesar de serem relativamente fiéis às caracte-
rísticas originais.
O Processo de Trabalho foi relativamente seme-
lhante entre os vários elementos do grupo.
Tendo por base as características fulcrais que de-
finem a Bodoni, cada elemento optou por um fio
condutor da modificação a efectuar nos mesmos,
seguindo padrões estéticos e formais que se
coadunassem com as preferências pessoais de
cada um.
Não houve nenhuma imposição entre o grupo que
limitasse a imaginação e capacidades criativas e
expressivas individuais (exceptuando a definição
da linha de base, das ascendentes e das des-
cendentes) já que o que era pretendido nesta fase
era a maior variedade possível que nos proporcio-
nasse, posteriormente, maior amplitude de escolha.
Nesta fase inicial, não são evidentes as referências
exteriores, já que as ideias que vieram a culminar
nos exemplos por nós obtidos partiram basicamente
da cultura visual adquirida por cada um.
P.S.: é de referir que a cada uma das experiências
tipográficas foi atribuida uma designação diferente,
por forma a fazer justiça às suas características
gráficas e conceptuais.