posts recentes

arquivos

tags

participar

Sexta-feira, 23 de Abril de 2010
Bodoni + Modificar

 Bodony Simplify = Bodoni + Modificar


 


Filipa Alves | 49919


                                Filipa Alves | 49919


 


O Conceito que criei para a concepção deste exemplo tipográfico


foi a simplificação da Bodoni original. É uma fonte sans serif, mais


inteligível em mancha de texto pela atenuação dos contrastes de


espessura entre as hastes e os filetes, para além da remoção da


serifa. Pretende-se uma versão modificada dos caracteres tipográ-


ficos originais que, apesar das diferenças, mantêm alguma vero-


similhança, pelo que é facilmente conjugada com a fonte original.


 


 


Bodoni Halfway = Bodoni + Modificar


 



                               Igor Ramos | 51533


 


Esta proposta para a alteração da fonte Bodoni mantém e acentua


a assimetria original dos caracteres. As serifas são apenas manti-


das do lado esquerdo das hastes. O V denota alguma individuali-


dade que o destaca na linha de texto, criando um efeito de surpresa


no leitor e proporcionando à mancha de texto um certo dinamismo.


 


 


Bodoni Stencil = Bodoni + Modificar


 



                           Carlos Rodrigues | 50386


 


Esta proposta tipográfica tem por base a fonte Bodoni à qual é


aplicado o conceito de stencil pela supressão voluntária de uma


zona de configuração vertical em cada caracter.


 


 


Bodoni Bolight = Bodoni + Modificar


 



                                  Carolina Silva | 50214


 


O fio condutor da modificação da Bodoni é, neste caso,


a acentuação exacerbada do contraste entre hastes e filetes


dos caracteres tipográficos.


 


 


Bodoni Stretch = Bodoni + Modificar


 



                                   André Viana | 50024


 


As alterações feitas à Bodoni original são, nesta


experiência tipográfica, baseadas num ligeiro afi-


lamento e alongamento das formas, que se apre-


sentam menos angulosas e mais adocicadas,


apesar de serem relativamente fiéis às caracte-


rísticas originais.


 


 


O Processo de Trabalho foi relativamente seme-


lhante entre os vários elementos do grupo.


Tendo por base as características fulcrais que de-


finem a Bodoni, cada elemento optou por um fio


condutor da modificação a efectuar nos mesmos,


seguindo padrões estéticos e formais que se


coadunassem com as preferências pessoais de


cada um.


Não houve nenhuma imposição entre o grupo que


limitasse a imaginação e capacidades criativas e


expressivas individuais (exceptuando a definição


da linha de base, das ascendentes e das des-


cendentes) já que o que era pretendido nesta fase


era a maior variedade possível que nos proporcio-


nasse, posteriormente, maior amplitude de escolha.


 


Nesta fase inicial, não são evidentes as referências


exteriores, já que as ideias que vieram a culminar


nos exemplos por nós obtidos partiram basicamente


da cultura visual adquirida por cada um.


 


P.S.: é de referir que a cada uma das experiências


tipográficas foi atribuida uma designação diferente,


por forma a fazer justiça às suas características


gráficas e conceptuais.




1 comentário:
De candidabrites a 6 de Maio de 2010 às 23:25
Uma vez que nos deparamos perante 5 abordagens diferentes a um mesmo espécimen, é nos mais fácil analisar caso a caso.

A Bodoni Simplify tem como grande vantagem em relação ao espécimen original uma maior legibilidade, o que a torna mais apropriada para ser usada em texto corrido, pois esta costuma ser uma tipografia usada mais com a finalidade de destaque, títulos, etc.

A Bodony Halfway ganha um aspecto mais futurista e dinâmico, através da queda de metade das serifas , tornando-se uma boa aposta para títulos mas pouco apropriada para texto corrido, pois parece-nos que a sua legibilidade ficaria comprometida a um tamanho 9, por exemplo. Além disso, ao nível do desenho, talvez devesse existir outro V pois numa paravra que integrasse esse caracter noutra posição que não a inicial, existiria uma uma quebra muito grande. Esta tipografia lembra um pouco Calvin Klein numa versão "espacial".

A Bodoni Stencil é um tanto peculiar, pois perde parte da sua delicadeza, aquirindo um estilo Grunge e "desarrumado". Porventura o Y ficaria melhor sem aquela orelha ao pé da haste e, juntamente com o T, sem a serifa "descolada" do corpo do caracter.

A Bodoni Bolight , à semelhança da halfway , acentua a irregularidade dos caracteres. Aplica-se o mesmo comentário relativamente à sua utilização em texto corrido ou títulos. Se a espessura dos filetes não fosse tão reduzida a tipografia ganharia uma maior legibilidade. No entanto, o conceito desta modificação é dos mais interessantes.

A Bodoni Stretch é mais geometrizada. Aparenta ser bastante legível, mesmo em tamanhos pequenos. Quanto à melhoria do desenho não há sugestões. Lembra de certa forma algo mecânico.

Ferrivética


Comentar post

mais sobre mim

 

Abril 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
30