A Bodoni Future Image surge como uma alternativa à Bodoni Bolight, a outra fonte desenvolvida pelo grupo. Esta alteração do ADN da fonte definido anteriormente derivou de uma insatisfação geral do grupo em relação às suas características formais e visuais, que se agravaram ainda mais aquando da sua transposição para o Fontstruct (no entanto, apresentamos um link para a mesma no final deste post).
Esta nova fonte tem por inspiração a Bodoni original, embora se pretenda dar-lhe uma imagem muito mais futurista mantendo, ainda assim, um pouco do seu toque clássico. Para isso removemos grande parte das serifas, deixando apenas uma de espessura superior, arredondada, nas hastes de vários caracteres.
No caso dos caracteres com mais do que uma haste (como por exemplo o H e o M) optámos por colocar serifa apenas numa, por considerarmos mais elegante e carismático. Tentámos ter a Bodoni como linha orientadora no que toca à espessura e à dimensão dos vários constituintes da anatomia das letras: por exemplo, no caso do J e do Q que, em caixa alta, mantivemos como as únicas letras com uma descendente. Os enlaces das barrigas das letras, por norma, são rectos de um lado e curvilíneos do outro, uma assimetria que nos pareceu visualmente interessante.